27 de janeiro de 2009

10 cidades - 10 parques - Villa Borghese



A villa borghese teve origem na construção de uma villa nos arredores da cidade de Roma. Esta villa era propriedade do Cardeal Scipione Borghese que, apaixonado por arte, guardava aqui as obras que possuía. Nos séculos seguintes foram adquiridos terrenos adjacentes pela família Borghese e foi alargado o património. Adquirida pelo Estado no início o século XX, ela tornou-se num parque público com cerca de 80 hectares que fica numa das extremidades de Roma.

Entre legados do passado e atracções do presente encontramos neste parque lagos, árvores, jardins, fontes, obeliscos, estátuas, e a essência de Roma: a arte. Existem aqui três museus que se perdem entre o arvoredo. Recomenda-se, em especial, uma visita à Galeria Borghese.



As pessoas que aqui vêm ficam descontraidamente sentadas nos bancos ou sobre as ervas, passeiam de bicicleta pelos caminhos labirínticos, caminham nos atalhos, jogam futebol, fazem atletismo, andam de barco no lago. Existe inclusive um galoppatoio, que significa um espaço de equitação. O parque é extenso e quem preferir percorre-lo sem grande esforço físico pode optar por viajar num pequeno comboio turístico.

Para algo mais requintado há uma elegante casa de chá. Para algo mais romântico existem os Jardins de Pincio, jardins de estilo inglês que nos oferecem uma das vistas mais lindas do pôr de sol sobre a cidade de Roma.




Encontre aqui estadias baratas em Roma

.

3 de janeiro de 2009

10 cidades - 10 parques - The Regent's Park

Abrimos aqui uma rubrica sobre parques e jardins de cidades que proporcionam uma pausa no sufoco visual do cimento e do aço das grandes metrópoles. Estes parques têm ainda outras vantagens: param o trânsito, desligam os semáforos e calam as buzinas do bulício das cidades desproporcionadas em que se transformaram as urbes, consentindo-lhes um recanto com um mínimo de qualidade de vida.





Começamos o nosso roteiro com o Regent’s Park, em Londres. Desenhado pelo arquitecto Jonh Nash, numa área que se estende por 166 ha, dos quais cerca de 100 são utilizados na prática de desportos como o ténis, o cricket, o futebol, o rugby e as tão necessárias, sempre que se fala neste tipo de equipamentos, pistas de atletismo. Para além das actividades desportivas, o Regent Park’s oferece ainda teatro ao ar livre, espectáculos de marionetas, para além de restaurante, café e o zoo da cidade.







O melhor mesmo do parque vai para a sua paisagem com um desenho cuidado, onde proliferam jardins que mostram as 400 variedades de rosas, fontes, o lago e as suas imponentes e centenárias árvores.

Encontre aqui hotéis baratos em Londres

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...