29 de abril de 2009

10 Parques - 10 Cidades - Parque Güell

É um parque diferente. De todos aqueles que por aqui passaram, de todos aqueles que já se visitaram, este é aquele que mais se estranha. Mas como dizia Pessoa, primeiro estranha-se depois entranha-se. Repara-se que é diferente dos parques aqui tratados desde logo pela vegetação: o parque é mais «despido» de árvores do que os dos países da Europa Central e a flora é claramente mediterrânea: palmeiras, eucaliptos, oliveiras e pinheiros bravos.





Mas a diferença maior vai para aspecto arquitectónico do Parque Güell : a mão genial de Gaudí é sentida em cada pormenor. O lagarto colorido (talvez o réptil mais fotografado do mundo) que nos dá as boas vindas na escadaria, as colunas a imitarem árvores, o viaduto construído a partir de um puzzle de pedra, os rios de lava ou a sala Hipóstila, com as suas colunas geometricamente distribuídas, mostram que a diferença é o melhor sinónimo para génio.





Barcelona é Gaudí e esta obra é uma das mais emblemáticas do arquitecto. Deve o seu nome ao empresário amigo de Gaudí que financiou a construção, Eusebi Güelli, com vista a tornar-se um condomínio fechado. Em boa hora abandonaram esta ideia quando verificaram a inviabilidade do projecto e hoje apenas existem duas das sessenta casas inicialmente previstas.





Com o negócio perdido, ficámos todos a ganhar: Gaudí construiu uma obra prima em vez de um bairro; a Unesco já o reconheceu como Património da Humanidade; na colina que ampara o parque - e que nos faz esquecer um pouco do frenesim da «movida» das «ramblas» de Barcelona – pode passear-se sossegadamente; e o topo do parque é o miradouro perfeito para contemplar o pôr do sol no Mediterrâneo.






Encontre aqui estadias baratas em Barcelona

23 de abril de 2009

10 cidades - 10 parques – Tiergarten (com Potsdam)

Hoje vamos até Berlim, mais concretamente ao Tiergarten, o maior parque da cidade, com uma superfície de 210ha. O nome Tiergarten significa literalmente “Jardim dos Animais”, nome que descende dos tempos em que o parque era uma coutada de caça da aristocracia prussiana.


O parque, para além das habituais valências destes locais - pistas de atletismo, bancos, lagos, enfim, “ferramentas” para nos fazerem esquecer o trânsito, o stress e o bulício das grandes urbes - alberga ainda edifícios icónicos da capital como o Reichstag (Parlamento Alemão), o Palácio de Bellevue (residência do Presidente alemão) ou a monumental Coluna da Vitória que simboliza a vitória da Prusia e do Império Austríaco contra Dinamarca na Guerra dos Ducados de 1864.




Mas o símbolo mais conhecido de Berlim é talvez o monumento de entrada no parque. A Porta de Brandeburgo é o símbolo máximo da cidade. É um daqueles monumentos onde é obrigatória a fotografia da praxe, caso contrário nunca ninguém poderá verdadeiramente dizer que visitou Berlim. E diga-se em abono da verdade, no mundo não há melhor entrada para um parque do que aquele imponente pórtico.


Para finalizar este post, vamos hoje «trair» um pouco a essência desta rubrica, falando em duas cidades e em dois parques, em vez do habitual singular. Vamos até Potsdam, uma pequena cidade a vizinha de Berlim que tem um parque tão grande (500 ha de parques e 150 edifícios construídos a unirem as duas cidades). Mas nestes assuntos a quantidade importa pouco e por isso deixo-vos com algumas fotos dos magníficos parques onde se destacam o Palácio Sanssouci ou o Castelo de Steinhöfel. Sem dúvida, a visitar obrigatoriamente.





Encontre aqui estadias baratas em Berlim

15 de abril de 2009

Voltamos a Santiago de Compostela

O nome de Santiago de Compostela resulta das palavras São Tiago e Campus Stellae ( campo de estrelas). A catedral de Santiago de Compostela, símbolo da cidade, é Património Mundial da Cultura. A sua construção remonta ao ano de 1077.


Este é um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo. Existem muitos caminhos que levam até Santiago sendo um dos mais importantes o Caminho Francês com cerca de 900 km. São caminhos percorridos por peregrinos a pé durante vários dias.


A cidade é pequena e existem diversas casas de hospedagem no centro histórico, que são uma boa opção para usufruir mais plenamente deste lugar. Podemos ver, por exemplo, numa noite de primavera, um festival de dança contemporânea ibérico, em plena praça no centro histórico. Também, durante o dia podemos ouvir os música tocada por amadores solitários junto à catedral.


Para além da catedral existem muitos outros monumentos e alguns parques a visitar, as lojas de comércio típicas, os bares e os restaurantes.

Na sua visita cumpra o ritual de tocar na estátua do Santo.



14 de abril de 2009

José Franco e a Aldeia do Sobreiro

A aldeia típica do Sobreiro, no concelho de Mafra, é o resultado da arte e da generosidade de José Franco, oleiro e escultor reconhecido, sobre a qual escrevemos aqui. Hoje morreu o homem que criou este lugar mágico, o homem que será recordado pela grandeza neste pequeno mundo...

9 de abril de 2009

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela, ponto de chegada dos Caminhos de Santiago, é cidade Património da Humanidade e a capital da Galiza. Voltaremos para lhe fazer uma visita...

Encontre aqui estadias baratas em Santiago de Compostela

3 de abril de 2009

Casa Museu Hospedaria

Se quer refugiar-se um fim – de - semana e lhe entusiasmar a ideia de viajar até à região da Beira Litoral, temos uma sugestão para a sua estadia. A hospedaria Casa Museu é uma casa pequena que tem um ambiente acolhedor, rústico e requintado, e fica mesmo no centro histórico da tranquila vila de Vouzela.

.
Esta casa é também uma taberna. Na sua cave encontramos uma variedade de vinhos de qualidade. Mas os pontos atractivos não se ficam por aqui e poderá também conhece-los na degustação de um pequeno - almoço repleto de saborosos produtos caseiros, como o são o doce de chila, o doce de maça, o pão-de-ló, os queijos, os frutos secos, entre outros. Boa estadia.
.

1 de abril de 2009

Oberammergau

Oberammergau é uma pequena cidade da Baviera nos arredores de Munique. Fica a caminho dos Alpes bávaros; do pico mais alto da Alemanha, o Zugspitze; da cidade de Garmish Partenkirchen, onde há uma estância de desporto; do pequeno mas riquíssimo Schloss lnderhof, do famoso Schloss de Neuschwanstein, dos desfiladeiros de Partnachklamm e de Hollentalklam, do Eibsee.



Mas hoje fiquemo-nos pela pequena cidade rodeada de montanhas que é mundialmente conhecida pelas representações da Paixão de Cristo. A primeira representação aconteceu em 1634 e resultou de uma promessa para enfrentar a peste negra. Esta representação encenada pelos habitantes, continua a realizar-se de 10 em 10 anos, em todos os anos que terminam em 0.

Também nos podemos maravilhar com as encantadoras casas. A luftlmalerei são frescos que enchem as suas fachadas e retratam contos de fadas ou cenas religiosas.


No centro, as suas dezenas de lojas de comércio tem imensas peças para vender que resultam da tradição de trabalhar a madeira, peças estas com motivos religiosos humorísticos e outros.

Oberammergau, marcada pelo tema Pascal, tem ainda o fascínio do verde intenso ou das montanhas circundantes cobertas de neve, à semelhança de toda a região da Baviera. Na rota da romantic road...


.

Procure aqui hoteis baratos na Baviera

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...