12 de fevereiro de 2009

Picos da Europa


Os Picos da Europa reservam-nos paisagens magníficas. Montanhas que se estendem pelas regiões das Astúrias, Cantábria e Castela e Leão. As montanhas agrupam-se no maciço Ocidental (El Cornión), no maciço Central (Los Urrieles) e no maciço Oriental (Andara). O pico mais elevado destas montanhas é um dos mais conhecidos de Espanha e muito procurado para a prática de alpinismo. O Pico Urriellu ou Naranjo, com cerca de 2600 metros.

As montanhas estão riscadas pelos trajectos de rios como o Deva, Duje, Sella e Cares. O rio Cares atravessa a famosa garganta de Cares onde se encontra a ponte medieval de Jaya que nos permite estar perto desta impressionante manifestação da natureza.



Perdidas nas montanhas existem pequenas aldeias isoladas, como por exemplo a aldeia de Bulnes, que fica a mais de 2000 metros de altitude, e a aldeia de Potes. São aldeias com características muito particulares e marcadas pelo seu distanciamento. Fuente Dé é uma conhecida estrada que nos leva a um miradouro que apresenta uma vista muito bonita e em certos pontos deste complexo montanhoso existem funiculares que permitem subir a locais com vistas sobre uma paisagem extensa.

Em zonas de baixa altitude, de vales verdes, encontramos vacas a pastarem, lagos mágicos e as majadas, pequenos abrigos de pastores construídas de pedra.



Do outro lado dos abismos acelerados e dos vales verdes, encontramos o mar cantábrico, as praias e os buffones (água do mar sob o solo que, encontrando uma fresta neste, ruidosamente liberta-se em salpicos).
Procurando algo mais urbano podemos ir até às cidades de Oviedo, Gijon ou Avilés que ficam junto ao mar ou então até outras povoações mais pequenas e encantadoras entre elas a pitoresca Cangas de Onis. Junto a Cangas de Onis, Covadonga surpreende pelo sonoridade da queda de água envolvida pelas árvores altas e a enormidade da rocha que aloja a gruta de santa Covadonga, assim como o santuário de pedra rosada.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...