Os Picos da Europa reservam-nos paisagens magníficas. Montanhas que se estendem pelas regiões das Astúrias, Cantábria e Castela e Leão. As montanhas agrupam-se no maciço Ocidental (El Cornión), no maciço Central (Los Urrieles) e no maciço Oriental (Andara). O pico mais elevado destas montanhas é um dos mais conhecidos de Espanha e muito procurado para a prática de alpinismo. O Pico Urriellu ou Naranjo, com cerca de 2600 metros.
As montanhas estão riscadas pelos trajectos de rios como o Deva, Duje, Sella e Cares. O rio Cares atravessa a famosa garganta de Cares onde se encontra a ponte medieval de Jaya que nos permite estar perto desta impressionante manifestação da natureza.
Perdidas nas montanhas existem pequenas aldeias isoladas, como por exemplo a aldeia de Bulnes, que fica a mais de 2000 metros de altitude, e a aldeia de Potes. São aldeias com características muito particulares e marcadas pelo seu distanciamento. Fuente Dé é uma conhecida estrada que nos leva a um miradouro que apresenta uma vista muito bonita e em certos pontos deste complexo montanhoso existem funiculares que permitem subir a locais com vistas sobre uma paisagem extensa.
Em zonas de baixa altitude, de vales verdes, encontramos vacas a pastarem, lagos mágicos e as majadas, pequenos abrigos de pastores construídas de pedra.
Procurando algo mais urbano podemos ir até às cidades de Oviedo, Gijon ou Avilés que ficam junto ao mar ou então até outras povoações mais pequenas e encantadoras entre elas a pitoresca Cangas de Onis. Junto a Cangas de Onis, Covadonga surpreende pelo sonoridade da queda de água envolvida pelas árvores altas e a enormidade da rocha que aloja a gruta de santa Covadonga, assim como o santuário de pedra rosada.
Sem comentários:
Enviar um comentário