9 de janeiro de 2011

Águas subterrâneas

A península de yucatan não tem rios á superfície, mas a aventura na água está sempre presente e não só pelo mar que o México nos oferece. Yucatan tem extensos rios subterrâneos e poços (cenotes) ora subterrâneos ora de aberturas gigantes.
Na viagem que fizemos a Ek - Balam, visitamos um cenote de abertura gigante que fica perto desta cidade maia. Recomenda-se nadar nas suas águas escuras, caso não se assuste com a ideia de ter aos seus pés uma profundidade de cerca de vinte metros.



Na viagem que fizemos a Cobá, a experiência foi um pouco diferente. Este cenote não tem a profundidade de vinte metros, mas uns três metros. É subterrâneo e o seu tecto tem apenas uma pequena abertura em círculo com uns setenta cm de diâmetro. Por sua vez, a água é cristalina e a experiência de nadar nele é fantástica.

Na viagem que fizemos ao parque temático de nome Xcaret, do qual voltaremos a falar mais tarde, fomos à descoberta de um rio subterrâneo.



O preço de entrada neste parque temático pode já incluir a aventura no rio subterrâneo. Foi o que aconteceu na nossa viagem. Apetrechamo-nos de óculos de mergulho, tubo para respirar, colete e barbatanas, disponível perto da entrada do rio e descemos umas escadas até à margem. Os nossos objectos pessoais foram colocados num saco que foi enviado para o fim do rio, onde o levantamos.



Uma das ideias que nos ocorreu a respeito desta aventura era a de que, depois de entrarmos na gruta por onde seguia o rio, só voltaríamos a ver a luz do dia depois de o percorrer todo, e ele é muito extenso. Mas não é assim. A gruta tem aberturas ao longo do percurso. E, para descansar aqueles que temem não ter fôlego suficiente para percorre-lo, existem saídas em diferentes distâncias e que estão sinalizadas.


Fica uma dica importante: apertar muito bem as barbatanas. Acontece algumas vezes elas saírem dos pés e como é muito difícil encontra-las no fundo do rio, o objectivo de chegar ao fim do percurso pode ficar comprometido.

1 comentário:

Opinante disse...

Ai que saudades do cenote ik kil... memorável sem dúvida!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...