9 de janeiro de 2011

Águas subterrâneas

A península de yucatan não tem rios á superfície, mas a aventura na água está sempre presente e não só pelo mar que o México nos oferece. Yucatan tem extensos rios subterrâneos e poços (cenotes) ora subterrâneos ora de aberturas gigantes.
Na viagem que fizemos a Ek - Balam, visitamos um cenote de abertura gigante que fica perto desta cidade maia. Recomenda-se nadar nas suas águas escuras, caso não se assuste com a ideia de ter aos seus pés uma profundidade de cerca de vinte metros.



Na viagem que fizemos a Cobá, a experiência foi um pouco diferente. Este cenote não tem a profundidade de vinte metros, mas uns três metros. É subterrâneo e o seu tecto tem apenas uma pequena abertura em círculo com uns setenta cm de diâmetro. Por sua vez, a água é cristalina e a experiência de nadar nele é fantástica.

Na viagem que fizemos ao parque temático de nome Xcaret, do qual voltaremos a falar mais tarde, fomos à descoberta de um rio subterrâneo.



O preço de entrada neste parque temático pode já incluir a aventura no rio subterrâneo. Foi o que aconteceu na nossa viagem. Apetrechamo-nos de óculos de mergulho, tubo para respirar, colete e barbatanas, disponível perto da entrada do rio e descemos umas escadas até à margem. Os nossos objectos pessoais foram colocados num saco que foi enviado para o fim do rio, onde o levantamos.



Uma das ideias que nos ocorreu a respeito desta aventura era a de que, depois de entrarmos na gruta por onde seguia o rio, só voltaríamos a ver a luz do dia depois de o percorrer todo, e ele é muito extenso. Mas não é assim. A gruta tem aberturas ao longo do percurso. E, para descansar aqueles que temem não ter fôlego suficiente para percorre-lo, existem saídas em diferentes distâncias e que estão sinalizadas.


Fica uma dica importante: apertar muito bem as barbatanas. Acontece algumas vezes elas saírem dos pés e como é muito difícil encontra-las no fundo do rio, o objectivo de chegar ao fim do percurso pode ficar comprometido.

Roupa Nova

Antes de mais, desejamos aos Nossos leitores um excelente ano de 2011.
Decidimos entrar no ano de «cara lavada», e por isso está na barra lateral deste blogue um pequeno questionário para averiguar se a trabalheira que deu mandar fazer por medida uma «roupa nova» aqui para o nosso caderno de viagens foi bem sucedida. Agradecemos a colaboração dos leitores até ao final deste mês.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...