15 de outubro de 2008

Lupa Capitolina


Roma é uma cidade poderosa pela enormidade das edificações milenares e por tantas outras atracções. Este é um post entre vários que irão falar sobre o que esta cidade tem para nos oferecer: a cidade velha e suas ruínas, as imensas igrejas, as praças animadas, as intrigantes catacumbas, as singulares obras de arte, as belas paisagens, a vida nocturna, e outras informações úteis para quando se aventura numa auto viagem. Isto para que não se sinta perdido e consiga desde logo aproveitar todas as possibilidades que Roma nos oferece à sua visita.

Roma é, em parte, uma cidade feita de extracto sobre extracto, isto é, os edifícios são construídos sobre outros edifícios. Algumas das setes colinas que existem em Roma, são elas próprias artificiais no sentido em que elas estão sobre edifícios e nelas crescem ervas, arbustos e árvores sendo que, quando estamos no seu cume tudo parece feito pela natureza, e quando a descemos e a observamos descobrimos os muros de edifícios milenares.

Sobre a origem de Roma surge a Lupa Capitolina, a escultura de bronze de uma loba amamentando os dois irmãos gémeos Rómulo e Remo que, segundo a lenda, ela resgatou do rio Tibre e os quais fundaram a cidade. Mas Roma está cheia de história e a sua relevância está também na intervenção que o império Romano teve na nossa civilização. Por isso e pelo que ela tem para oferecer vale a pena este contributo de uma perspectiva particular e forasteira da cidade, contudo embebida na experiência de uma viagem inesquecível.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...