A aldeia do Sobreiro, no concelho de Mafra, é o resultado da arte e da generosidade de José Franco, oleiro e escultor reconhecido para além das fronteiras, que moldou as casas pitorescas pintadas de branco e azul e as figuras de barro que as habitam e representam cenas da vida quotidiana, costumes e ofícios diversos do início do século XX.
São exemplo o barbeiro, o sapateiro, o carpinteiro, a escola primária, o alfaiate, as cenas familiares, entre outros. Características de uma típica aldeia saloia aqui registadas para serem visitadas pelos crescidos e pelas crianças. As crianças vão adorar subir à torre do castelo. E os adultos vão adorar ver as representações em miniatura da Ericeira, de uma aldeia onde diversos bonecos se agitam freneticamente e outros pormenores.
Não será bem a mesma coisa, agora, sem a presença do seu criador, mas continua a correr a água nesta aldeia. A água é a energia que a move. A visita é gratuita mas deixe-se tentar e gaste uns trocos para comprar um pão com chouriço e uns filhoses deliciosos. Para encontrar a aldeia vá pela estrada N 116 entre Mafra e Ericeira e vê-la-á do seu lado direito. E boa estadia.
Sem comentários:
Enviar um comentário