19 de março de 2009

Santa Tecla

No monte de Santa Tecla (Tegra para os espanhóis), em Guarda (Pontevedra, Espanha) encontramos uma povoação castreja identificada pelo que resta de construções em pedra, na sua maioria de forma circular. Esta povoação castreja foi construída na idade do ferro e ocupa uma grande extensão de território, em diferentes locais do monte.


Este local cativa pelo testemunho do povoado, mas também pela vista abrangente que o cume do monte proporciona: o rio Minho, a foz do rio e o mar atlântico; Vila Nova de Cerveira, Caminha e outras terras de Portugal; Las Rosas, A Guarda e outras terras de Espanha.


Para chegar a Santa Tecla, ficam aqui duas sugestões:

A partir de Vila Nova de Cerveira entra na ponte que atravessa o rio Minho e chega até Espanha. Segue a estrada principal até Guarda (uma distância de cerca de 15km) onde encontrará uma tabuleta, à esquerda, a indicar o ponto de interesse. Um pouco mais à frente inicia-se a subida do monte.

Ou então, poderá apanhar o ferry boat (que também transporte viaturas) na localidade de Caminha, e junto á outra margem do rio encontra-se o sopé do monte de Santa Tecla.



É necessário comprar um passe de circulação na estrada incluída na zona reservada do monte de Santa Tecla. No cume existe, para além da anunciada vista de 360 graus, um museu, restaurante e lojas de recuerdos.
.
Encontre aqui estadias baratas em Pontevedra

.

1 comentário:

LCR disse...

Como viajente e estudante de arqueologia, alegra-me ver aqui descrito o Castro de St.Tecla.
De facto a vista do topo é magnifica, mas quem vê o castro do lado de cá, bem junto á praia, apercebe-se da imponência deste. Edificado bem lá no cimo do monte!
Consegue imaginar a dificuldade de tentar "conquistar" este castro?

Continue.
Abraço
Luís

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...