8 de junho de 2009

10 Parques - 10 Cidades - Gorky Park

Hoje vamos até à Europa Oriental, mais concretamente a Moscovo e ao seu Gorky Park. O parque é, em si mesmo, um espelho da capital russa dos nossos dias: há coisas belíssimas e pequenos atentados ao bom gosto; há vagabundos que vagueiam pelas veredas, em contraste absoluto com a opulência e demonstração de novo - riquismo que representa o vaivém espacial que se pode visitar.

Mas entremos no parque. Tem cerca de 100 acres de extensão, situa-se junto ao rio que banha Moscovo e divide-se essencialmente em duas partes. Uma delas, mais para crianças e jovens, tem atracções de feira, como montanhas russas, carroceis, aluguer de barcos e passeios a cavalos, bungee jumping ou, no Inverno, aproveita-se o enorme ringue de gelo em que o parque se transforma para praticar patinagem.

A outra parte trata-se de um sítio com características mais comuns para este tipo de locais: os jardins e bosques que o formam, resultaram da união dos jardins de um hospital e de um palácio (Golitsynskiy e Neskuchniy). Para além disso, o parque conta ainda com o «Green Theater», um enorme anfiteatro ao ar livre que no Verão recebe concertos, projecções de cinema e teatro.



Finalmente, para cereja no topo do bolo, pode-se sempre apreciar o «Cemitério dos Monumentos Caídos» (Graveyard of Fallen Monuments), um sítio onde foram parar as estátuas do antigo regime, bem como outros monumentos de que se desconhece a autoria, ou que o acaso as encontrou, mas que estando expostas conseguem preservar a arte de quem as trabalhou, bem como demonstrarem ser bastante mais interessantes do que certas exposições que já vi de auto-proclamados génios.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...