6 de julho de 2009

Alhambra

Alhambra é um símbolo da Andaluzia. Este belo conjunto de palácios, fortalezas, jardins e fontes encontra-se na cidade de Granada. Numa região de Espanha particularmente árida sentimos um prazer maior neste sítio envolto em arvoredos e repleto de água. Alhambra é a marca dos mouros que passaram por Espanha, é a obra dos reis Nasrid, é uma palácio real requintado.


Por curiosidade, sabemos que Alhambra significa vermelho ( em árabe Al hamra). Não nos surpreende quando vemos a cor de todo o complexo palaciano no cimo da colina de Granada.

Podemos registar alguns dos seus dados históricos nomeadamente a data de 1230 como o início da construção desta obra que se prolongou pelo século XIII e XIV.

O que torna este palácio tão requintado são os trabalhos feitos em madeira e gesso, os trabalhos esculpidos com a caligrafia árabe, as formas entrelaçadas, os arabescos, os mosaicos.

Entre os vários nomes de partes deste complexo ficaram gravados o Palácio dos Leões, o Pátio dos Leões, o Palácio de Comares e os jardins da Generalife.


Para além desta obra de arte, também não deve perder o pôr do sol no bairro islâmico Albayzin ou as mostras de flamenco nas cavernas em Sacramonte.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...