21 de julho de 2009

Munique: noite e cerveja

Para a maioria dos portugueses, a língua alemã é indecifrável. Não há aproximação alguma á nossa língua. Mas poderemos estar relativamente tranquilos porque todas as pessoas com quem falamos sabem inglês fluentemente. São exemplo disso os donos do hotel familiar onde ficamos instalados (a ele voltaremos para o recomendar), os funcionários das bancas do mercado, os bávaros que nos serviram no Donisl…
Donisl foi o restaurante eleito para grande parte das refeições e os bávaros atrás mencionados são os empregados que nos serviram, e que trajavam os Blaudruck Dirndl ,elas, e eles fatos típicos bávaros.
Donisl é o restaurante que apresenta, em nossa opinião, a melhor relação qualidade/preço: bons preços, um bom serviço, um ambiente muito animado. À noite um acordeonista toca as tradicionais canções bávaras. Este restaurante fica junto à Marienplaz, a praça principal da cidade, onde fica o edifício sede do concelho de Munique (Neues Rathaus).

E dado que estes locais têm, naturalmente, casa de banho, fica desde já a informação sobre um procedimento normal nas mesmas: junto á sua entrada está uma vigia e ao lado, em cima de uma mesa, está uma bandeja para se oferecer uma gorjeta.
Mas voltemos ao restaurante para conhecer o prato típico de Munique, o joelho de porco, um verdadeiro pedaço de carne muito saboroso, acompanhado com umas batatas – pedimos desculpa pela ingenuidade - que não são batatas, e não conseguimos saber o que são. Também recomendamos, esta sim com verdadeiras batatas e um naco de carne, uma Ochs salat.
Estar em Munique significa conhecer a sua mais famosa cervejaria, Hofbrauhaus, um espaço enorme onde se servem refeições e muita cerveja. A medida mais popular para a cerveja é a caneca de litro. A qualidade da cerveja faz jus ao mérito de ser a cervejaria mais conhecida do mundo – suprema.

A Hofbrauhaus é animada todas as noites por uma banda, e os seus membros estão vestidos de bermudas com suspensórios, camisa, meia até ao joelho e chapéu. Este traje típico vem da região vizinha de Tirol, na contígua Áustria, e a música que se escuta entre aquelas paredes de madeira e pedra é o tirolês bem regado a cerveja.

Para além disto, as ruas pedonais de Munique, à noite, conseguem-nos surpreender. Encontramos pessoas que apresentam o seu talento das mais diversas formas, criando um ambiente que prende multidões. O que mais nos marcou foi um indivíduo solitário que tocava piano, mas um piano a sério, de cauda, com uma mestria impressionante e um quarteto de cordas que ora nos levavam à melancolia com um Avé Maria, ora nos presenteavam com a alegria das Quatro Estações de Vivaldi…



Para além dos sítios que já tratámos, existem outros locais de culto desse néctar que nasceu na Pérsia (actual Irão): os imensos jardins da cerveja, especialmente os que se encontram no English Garden, ou então no acontecimento do ano em Munique – a Oktoberfest, que chega à cidade em Setembro e Outubro, trazendo consigo cerca de cinco milhões de turistas e que fazem de Munique, indubitavelmente, a capital mundial da cerveja.


Encontre aqui estadias baratas em Munique
.

4 comentários:

VagaMundos disse...

Só por causa deste post vamos ter de ir à contigua Alemanha o mais rapido possivel, para matar saudades das "birras" locais :)

Fizeram uma bela descrição de Munique. Um bom roteiro de sabores e da incontornavel cerveja.
Abraço

Viagens com Guia disse...

Olá,

Pois bem, se estão por perto porque não :)

Nós temos imensa vontade de voltar a esta cidade.

Abs

Coga disse...

Olá! Gostei muito do blog! Será que poderiam indicar-me um email, pra que eu possa escrevê-los diretamente?

Abracos,
Cristina
cogumela17@yahoo.de

Viagens com Guia disse...

Bem vinda. Basta clicar em cima do perfil de utilzador (SMS) e terá acesso ao mail.
abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...