13 de agosto de 2009

Herrenchiemsee - O Sonho de um Megalómano

Se tiver um palácio, uma ilha, um sonho de um megalómano, o objectivo de superar Versalhes e quiser atingir a perfeição o resultado dará pelo nome de Herrenchiemsee. Localizado ilha de Herreninsel, no maior lago da Baviera, o Chiemsee, o palácio Herrenchiemsee deslumbra-nos os sentidos. É verdade que Luís II levou a Baviera, um estado sempre bem abastado, à bancarrota, com o seu «vício» de construir palácios, castelos ou encomendar obras a Wagner. Mas quanto a Baviera já recebeu em turismo pela loucura do seu Rei? Costumo dizer que a diferença entre um lunático e um visionário é temporal. Hoje em dia todos o consideram um visionário ao enriquecer a cultura alemã com as obras de Wagner ou o impulso sem precedentes que as suas visões/alucinações deram ao turismo bávaro.


A melhor forma de se chegar a Herremchimsee inclui uma viagem de comboio de Munique, que dura cerca de uma hora (ou quem estiver de visita a Salzburgo, pode fazer o trajecto inverso, com a mesma duração, uma vez que a linha é a que une Munique e Salzurgo) até Prien am Chiemsee. Aí chegado, deverá apanhar um daqueles comboios turísticos, que saem de quinze em quinze minutos para a doca Prien/Stock e de lá apanhar um ferryboat para a ilha. Durante a viagem de barco, um dos passatempos preferidos dos viajantes é procurar a tal avenida em relva, ladeada de árvores, em busca do primeiro contacto visual com o palácio. Depois do desembarque, temos de escolher entre uma caminha pelas veredas dos jardins imensos de Herreninsel ou alugar um coche e fazer o trajecto mais rapidamente.

Mas vamos ao palácio. Numa palavra, sumptuoso. Pelo aspecto exterior, pelos jardins amplos, por aquela avenida imensa que o liga ao lago, pelo interior imponente. A fachada tem o aspecto de Versalhes, sendo esse o seu propósito inicial – fazer uma réplica do «irmão» francês. Os jardins estão adornados por lagos de recorte clássico e estátuas gregas. No interior, a Galeria os Espelhos é o luxo total (ver aqui fotografia panorâmica). Ladeada pela Sala da guerra, no lado direito, e pela Sala da Paz, na esquerda, tem mais de 98 metros de comprimento, cheio de candelabros com pés em ouro, cristais da Boémia, lustres em porcelana Meissen, sendo que um deles é o mais pesado do mundo com cerca de meia tonelada, e o tecto está pintado com vinte e cinco frescos representando Luis XIV, o rei francês que mandou construir Versalhes. Outra divisão imponente é a Escadaria dos Embaixadores, com as suas pedras ornamentais e madeiras exóticas. Mas tanto gasto, culminaria com a ruína e existe uma segunda escadaria dos Embaixadores que está em…tijolo.



Por tudo isto, e muito mais, Herremchimsee é daqueles sítios que nenhuma foto pode demonstrar o quão deslumbrante é. A predilecção de quem escreve isto vai para o desenho dos jardins e para a avenida que o liga ao lago. Mas visitar Herremchimsee é acima de tudo, uma viagem pelo sonho de um Rei que, embora megalómano, tinha muito bom gosto.





Nota: por ser proibido fotografar dentro do palácio, as imagens apresentadas do interior foram retiradas da Wikipedia. Todas as outras são da nossa autoria.

Encontre aqui estadias baratas em Munique

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...