9 de março de 2011

México espetacular



O nosso bilhete de entrada no parque temático de Xcaret reservou-nos, para o fim do dia, um espetáculo que é tido como um dos maiores espetáculos do México e que retrata a história deste país.

É um espetáculo dividido em duas partes, a que versa sobre as civilizações pré colombianas e a que versa sobre povo mexicano depois da chegada dos espanhóis.

A segunda parte representou, essencialmente, as tradições de cada província do México, através da música, da dança e de outros costumes.

A primeira parte foi a que mais nos fascinou. O espetáculo iniciou na escuridão,e, gradualmente, iluminou-se com o brilho de centenas de velas espalhadas pela plateia. Mas o cenário manteve-se sempre a meia luz, com a música envolvente e os rituais vincados de misticismo. Tudo isso marcou a ancestralidade desta apresentação.

Vimos o desenrolar de um jogo da pelota. Conseguimos, deste modo, materializá-lo, depois de o termos tentado quando o nosso guia no-lo explicou por palavras, junto à cidade de Chichen Itzá.





Depois, um grupo idêntico fez um outro jogo, este com uma bola de fogo movimentada por meio de tacos.

Vimos rituais de paz e rituais de confronto, a chegada dos espanhóis a terras americanas, o ambiente de tensão entre as duas civilizações.

Fez-se uma pausa. Terminado o intervalo, nada voltou a ser como era antes. Na segunda parte, o cenário abriu-se a uma nova claridade e o espetáculo continuou, agora mais suave e mais descontraído. 





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...