29 de março de 2011

Restaurante O Comercial

Palácio da Bolsa, Porto. Foto retirada da Wikipédia.

O restaurante “O Comercial” fica numa das salas do imponente edifício do Palácio da Bolsa, na cidade do Porto. O espaço tem pormenores clássicos e qualquer coisa de arte nova. A cor preta e os candelabros dão-lhe um ambiente requintado. As grandes janelas do edifício viradas para o rio Douro são uma pequena peça de arte que embeleza o local.

Mas, vamos ao que importa, a sua cozinha. Intitula-se de cozinha progressiva portuguesa. Experimentamos, para aperitivo, crocante da alheira. Seguiu-se pregado ao vapor com batatas esmagadas e magret de pato com arroz agridoce. Terminamos com a sobremesa: marron glace com gelado e crocante.

Os preços são relativamente elevados, não menos do que 25 euros por pessoa. Mas esta foi uma experiência diferente, um jantar que nos deixou deliciados.

 
Encontre aqui estadias baratas no Porto

23 de março de 2011

Lago de Sanabria


Fica no Parque Natural do Lago de Sanabria, perto de Puebla de Sanabria. No Inverno este é um local vazio, mas cheio de beleza natural, um lago muito extenso, rodeado pelas montanhas que poderão estar pintadas de branco. No Verão transforma-se. O lago é um bom local para turistas se banharem e para fazerem desportos aquáticos. E é nesta estação do ano que na  pequena povoação de Ribadelago abrem os hotéis e pequenas cabanas de madeira muito pitorescas para receberem os visitantes.

20 de março de 2011

Hotéis em Riviera Maya



Playa del Carmen tem hóteis pequenos, de proprietários mexicanos, como este. Mais económicos, para quem prescinde de certos luxos, para quem quer aventura e liberdade. Permitem um contacto mais genuína com o povo mexicano e tem outros riscos também. Certo é que na Riviera Maya é possível fazer a chamada auto viagem.  


Mas, por toda a costa da Riviera Maya encontramos grandes empreendimentos turísticos, unidades hoteleiras de cadeias internacionais, onde podemos ficar instalados em regime de tudo incluído.

Estas unidades hoteleiras têm ofertas gastronomicas intermináveis, têm uma praia quase privativa, piscina, actividades desportivas, animação noturna, etc, etc. Aqui, somos diariamente confrontados com imensos portugueses, tantos que, se não fossem outras particularidades da viagem, poderiamos pensar que estavamos em Portugal.


Encontre aqui estadias baratas em Riviera Maya

18 de março de 2011

Intempérie em Playa del Carmen


O dia foi cheio de sol e calor. A meio da tarde, o ar quente manteve-se, mas fomos surpreendidos com chuva muito forte. Na fotografia uma da ruas menos turísticas de Playa del Carmen, depois da intempérie.


16 de março de 2011

Fábrica de charutos em Playa Del Carmen

 

Fábrica de charutos, manufacturados em plena Quinta Avenida para quem quiser ver e aprender...e, se apreciador, comprar!



 A arte de enrolar o charuto, depois de moer as folhas de tabaco.



Na foto em cima, sobre os bancos, do lado direito, está parte de um charuto que, de acordo com afirmação dos seus donos, entrou para o Guinness, devido ao seu tamanho.


15 de março de 2011

Playa Del Carmen



Playa del Cármen é uma cidade pequena e que nos permite estar mais de perto dos mexicanos e do seu dia a dia, diferente de estar nas grandes cadeias de hotéis que dominam a Riviera Maia, ou nos locais de grande aglomeração de turistas, quando nos são apresentadas recriações da cultura e das tradições mexicanas.

Mas, apesar disto, esta cidade também se rende ao turismo. A Quinta Avenida é uma rua extensa, larga e pedonal, cheia de lojas diversas, restaurantes e bares.




Playa del Cármen tem uma praia paradisíaca e ao largo fica a ilha Cozumel. Pode-se fazer uma visita a esta ilha. O custo da viagem de barco ronda os 10 euros e o trajecto dura uns 45 minutos.



Playa del Cármen é o sítio certo para cambiar dinheiro, dólares ou pesos mexicanos. Fica mais barato do que se o fizer no hotel.


Ter pesos mexicanos significa poupança. Nos casos em que vimos peças à venda, que tinham preço fixado tanto em dólares como em pesos, fazendo as contas, fica-se a ganhar utilizando a moeda do México.


Encontre aqui estadias baratas na Riviera Maya

14 de março de 2011

Barcelona no Viagens com Guia


Fotografar a Sagrada Família, obra emblemática de Gaudi, não é tarefa fácil. É uma obra extraordinária.

Em breve, no Viagens com Guia.

Encontre aqui estadias baratas em Barcelona

13 de março de 2011

Excursões no México


Este é um posto de venda, situada em Playa Del Cármen - uma cidade que fica a Sul de Cancun e que, do nosso hotel, fica mais perto que esta - onde estão disponíveis bilhetes de excursão a diversos locais de interesse em toda a província de Yucatan. Os preços são mais acessíveis que os preços apresentados pelas operadores turísticas junto do hotel. Esta última opção, mais cara, trás consigo maior assistência na informação e na escolha das excursões e guia que fala português.


A oferta de excursões é muita, e não é possível visitar tudo o que Yucatan tem para nos mostrar. Por isso, tem que se fazer escolhas, e que elas sejam as melhores…


Encontre aqui estadias baratas em Play Del Carmen

12 de março de 2011

Xcaret - Jogo da pelota





Como é difícil encontrar as palavras certas para caracterizar os jogos ancestrais do povo Maia, ficam dois vídeos de demonstração, captados na noite do México Espetacular. O segundo é o genuíno jogo da pelota, e o primeiro é uma outra versão de um jogo com uma bola de fogo.

Encontre aqui estadias Baratas em Cancun

9 de março de 2011

México espetacular



O nosso bilhete de entrada no parque temático de Xcaret reservou-nos, para o fim do dia, um espetáculo que é tido como um dos maiores espetáculos do México e que retrata a história deste país.

É um espetáculo dividido em duas partes, a que versa sobre as civilizações pré colombianas e a que versa sobre povo mexicano depois da chegada dos espanhóis.

A segunda parte representou, essencialmente, as tradições de cada província do México, através da música, da dança e de outros costumes.

A primeira parte foi a que mais nos fascinou. O espetáculo iniciou na escuridão,e, gradualmente, iluminou-se com o brilho de centenas de velas espalhadas pela plateia. Mas o cenário manteve-se sempre a meia luz, com a música envolvente e os rituais vincados de misticismo. Tudo isso marcou a ancestralidade desta apresentação.

Vimos o desenrolar de um jogo da pelota. Conseguimos, deste modo, materializá-lo, depois de o termos tentado quando o nosso guia no-lo explicou por palavras, junto à cidade de Chichen Itzá.





Depois, um grupo idêntico fez um outro jogo, este com uma bola de fogo movimentada por meio de tacos.

Vimos rituais de paz e rituais de confronto, a chegada dos espanhóis a terras americanas, o ambiente de tensão entre as duas civilizações.

Fez-se uma pausa. Terminado o intervalo, nada voltou a ser como era antes. Na segunda parte, o cenário abriu-se a uma nova claridade e o espetáculo continuou, agora mais suave e mais descontraído. 





8 de março de 2011

Puebla de Sanabria



É uma vila medieval, inserida no parque natural do lago de Sanabria, na província de Zamora, Espanha. Vimo-la muito sossegada, gelada pelo frio e vento de um dia de Fevereiro. À noite, ilumina-se e o seu brilho alcança a solidão dos montes vizinhos.



Esta vila, onde o comércio e as lojas de lembranças, apelativas para turistas, são quase inexistentes, tem imensos bares pitorescos e bons restaurantes. Numa das ruas centrais fica um restaurante que recebeu uma estrela michelin 2011, a Posada Real La Carteria.




Para chegar a Puebla de Sanabria segue-se para Espanha através de Chaves e depois apanha-se a autovia das Rias Baixas em direcção a Benavente. Em alternativa, pode-se chegar a Espanha por Bragança e a vila fica a cerca de 40 minutos da cidade portuguesa.


6 de março de 2011

Audiência Papal

A Audiência Papal decorre todas as quartas feiras da manhã. Deve-se ir cedo devido a ter de se passar por alguns checkpoints de segurança, o que provoca algumas filas. Para além disso, os bilhetes (que são gratuitos) devem ser solicitados em antecipação na Prefeitura do Vaticano.


Quando visitámos a «Cidade Eterna», o último dia ficou reservado para cumprir o ditado «Quem vai a Roma tem de ver o Papa». Quando entrámos no auditório Paulo VI, e ainda antes do Papa entrar, o speaker de serviço ía chamando vários grupos de cidadão do mundo inteiro que estavam presentes na sala: desdegrupos folclóricos tiroleses, grupos de jovens portugueses, grupos de tribos nativos africanos ou de descendentes dos índios mexicanos, enfim, talvez auele seja o lugar no mundo onde a diversidade da humanidade está melhor representada.

Por fim, uma última palavra para o edíficio onde se realiza a Audiência: o Auditório «Sala Paulo VI» tem um tecto que, quase podemos jurar, teve insparação divina na hora de ser desenhado. (clique para ampliar a foto abaixo).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...