17 de setembro de 2008

Fabada

Das memórias que ficam dos sítios por onde passámos, poucas são as coisas que perduram tanto na memória de um turista como a gastronomia. Talvez por estar associada a uma ocasião festiva - um jantar romântico, uma jantarada com os colegas de final de curso - associamos sempre os manjares, e as bebidas, claro, ao melhor que um sítio tem para oferecer.

Um dia mais tarde voltaremos às Astúrias e ao reino maravilhoso dos picos da Europa com o tempo e a dedicação que merecem. Por hoje, fiquem com uma receita do prato mais famoso da região: a Fabada das Astúrias.

FABADA ASTURIANA
Ingredientes:

1/4 quilo de feijao branco (o típico feijão das Astúrias tem o tamanho aproximdo de uma fava, advindo daí o nome de «fabada»);

100 gramas de de chouriço de sangue;

70 gramas de toucinho

100 gramas de linguiça de porco

2 batatas

1 alho moído

1/2 cebola picada

Preparação:
Deixar o feijão de molho desde a noite anterior. No día seguinte, colocá-lo numa panela grande e juntar a linguiça, o chouriço e o toucinho e deixar ferver de 25 a 30 minutos (até que esteja o feijao mole.) Separadamente, refogar o alho e a cebola e juntar ao feijão. Corte as batatas em pequenos pedaços e deixe cozer. Seguidamente, sirva e bom apetite.

Este é um prato pesado, típico de uma região montanhosa e que atinge muitos graus negativos no Inverno. Por isso, e para o tornar ainda mais quente, não esqueça que o uma boa fabada é sempre acompanhada pela tradicional e acolhedora sidra. E, claro, "fazer pontaria" ao copo é a única e verdadeira forma de se servir sidra (já agora, é sidra ou cidra?). Fiquem com o exemplo de um profissional:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...