20 de setembro de 2008

Navegar no rio Alcabrichel

Atentos á geografia de Portugal, constatamos que Maceira é uma freguesia do concelho de Torres Vedras, ali um pouco abaixo da Lourinhã.
Existem bons motivos para visitar Maceira: as grutas pré-históricas, o campo de golfe, o centro hípico, as termas do Vimeiro, o SPA e as praias. Sendo certo que encontra muita dessa informação aqui, não pretendemos neste texto contar mais que uma aventura que está à mão por poucos euros mas que não se revela no referido sítio.
Esta aventura é recomendada a pessoas que querem estar próximas da natureza e longe da civilização, nem que apenas por uma ou duas horas. Por terapia, por encantamento ou por desafio.
Setembro é o mês perfeito porque passeiam por aqui menos pessoas. É o mês perfeito para o encontro com o sossego que envolve o rio alcabrichel, utilizando para isso uma gaivota (aqueles barcos que que se movem através de pedais).
Leve quatro pés incluindo os seus, alugue uma gaivota e pedale. Pedale porque não vai sentir cansaço algum. A direcção a tomar é a nascente do rio. O rio esconde-se em curvas sinuosas e a dada altura o lugar onde se está é um mundo que se sente como longínquo. Ali existem a água do rio, as árvores na margem com os seus troncos tombados que obrigam a manobras de desvio, os montes suaves e os vales apaziguadores.
Deleite-se com o passeio. No entanto, a seu tempo não se esqueça de dar a volta e pedalar de regresso à civilização.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...