30 de dezembro de 2008

Uma pequena grande cidade


Quando planearem visitar a pequena Salzburgo reservem-lhe o mesmo tempo que dariam à maior das metrópoles. Porque em Salzburgo, nada deve ser visto - tudo é para ser apreciado; nada deve ser visitado, mas sim admirado; nada em Salzburgo é para ser olhado – tudo deve ser vivido. Abraçado por uma curva do rio Salzach – provavelmente o rio com águas mais cristalinas da Europa - protegido pelos Alpes, e apoiado nos montes Mönchsberg e Kapuzinerberg, Salzburgo oferece-nos uma paisagem repleta de ruas medievais, cuidadosamente conservadas e, não poupemos nos elogios, escrupulosamente decoradas.




Os sítios de interesse a visitar são muitos. Desde logo passear pelo Centro Histórico, com os seus edifícios barrocos, e onde nas ruas se revive o espírito do cidadão mais famoso nascido na cidade – Mozart. Tal facto histórico deu origem a que Salzburgo seja considerada uma das capitais mundiais da Música: existem universidades especializadas em Música, existem estudantes que enchem as ruas de música , existe ainda o Museu e a Casa Mozart (Mozart Geburtshaus, na Getreidegasse, 9, aberta das 9h às 18h e Mozart Wohnhaus, igualmente conhecida por Tanzmeisterhaus, na Makartplatz, 8) e a cidade é palco de prestigiados concertos mundiais que não poucas vezes reúnem a elite mundial da música.



Para além destes sítios, não esquecer de visitar o Dom, a catedral de Salzburgo, dedicada a São Rupert e São Vergílio, a Abadia de S. Pedro, a Igreja de S. Francisco, o palácio dos Arcebispos (Residenz Salzburg), a principal rua comercial no centro histórico - a ilustre Getreidegasse – e dê uma saltada ao Alter Markt. Aproveite também as margens do rio Salzach para um passeio de bicicleta (meio de transporte omnipresente em toda a cidade) ou jogging e dê uma escapadinha às 42 estações de desportos de neve que circundam a cidade nos Alpes. Para rematar, suba à fortaleza do monte Mönchsberg (a Festung Hohensalzburg), através do funicular FestungsBahn, e do seu alto, enquanto degusta demorada e divinalmente os bombons e chocolates típicos da cidade, aprecie como uma cidade pode ser magnífica.

Encontre aqui estadias baratas em Salzburgo

.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...