28 de novembro de 2010

Cozinha mexicana

A cozinha mexicana é colorida, muitas vezes de sabor intenso e com variados temperos. Entre um seus ingredientes mais utilizados estão o milho e o feijão. A pimenta habanero também é imagem de marca do México, tem um sabor muito picante. Não se compara a outra pimenta que nós tenhamos experimentado antes e, de facto, não convém repetir muitas vezes.

A tortilha está sempre presente, seja na forma de um taco – uma massa fina feita de milho – seja na forma de burrito – uma massa mais macia feita de farinha de trigo – seja na forma de quesadilla. Enquanto que as duas primeiras têm, geralmente, a carne moída como recheio principal, a terceira tem o queijo. Ao taco acresce a particularidade de ser ele o meio como levamos o recheio à boca, pegando-o com a mão.

Entre os pratos mexicanos que experimentamos estão os frijoles e o pollo a la mejicana, dos quais trouxemos as receitas que queremos partilhar em breve.

As refeições num restaurante mexicano podem ser muito animadas. Num dos nossos almoços foi-nos oferecido um espectáculo de dança do sombrero, que a grosso modo se traduz num sapateado.

Já ao jantar fomos abordados por um mariachi, um conjunto de músicos que tem como instrumentos musicais violino, viola, violão, contrabaixo e trompete, que tocam e cantam as músicas típicas mexicanas, e que nos deixam rendidos à sua melodia alegre.


Para completar esta incursão nos sabores mexicanos, faltam as bebidas. Não vamos apresentar os vinhos de mesa que acompanharam as nossas refeições, mas duas outras bebidas mexicanas: a cerveja corona; e a inconfundível tequila. Tequila é uma bebida feita pela destilação do sumo de uma planta de nome agave tequilana, que se produz no Estado de Jalisco, na povoação que tem o mesmo nome.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...