29 de abril de 2009

10 Parques - 10 Cidades - Parque Güell

É um parque diferente. De todos aqueles que por aqui passaram, de todos aqueles que já se visitaram, este é aquele que mais se estranha. Mas como dizia Pessoa, primeiro estranha-se depois entranha-se. Repara-se que é diferente dos parques aqui tratados desde logo pela vegetação: o parque é mais «despido» de árvores do que os dos países da Europa Central e a flora é claramente mediterrânea: palmeiras, eucaliptos, oliveiras e pinheiros bravos.





Mas a diferença maior vai para aspecto arquitectónico do Parque Güell : a mão genial de Gaudí é sentida em cada pormenor. O lagarto colorido (talvez o réptil mais fotografado do mundo) que nos dá as boas vindas na escadaria, as colunas a imitarem árvores, o viaduto construído a partir de um puzzle de pedra, os rios de lava ou a sala Hipóstila, com as suas colunas geometricamente distribuídas, mostram que a diferença é o melhor sinónimo para génio.





Barcelona é Gaudí e esta obra é uma das mais emblemáticas do arquitecto. Deve o seu nome ao empresário amigo de Gaudí que financiou a construção, Eusebi Güelli, com vista a tornar-se um condomínio fechado. Em boa hora abandonaram esta ideia quando verificaram a inviabilidade do projecto e hoje apenas existem duas das sessenta casas inicialmente previstas.





Com o negócio perdido, ficámos todos a ganhar: Gaudí construiu uma obra prima em vez de um bairro; a Unesco já o reconheceu como Património da Humanidade; na colina que ampara o parque - e que nos faz esquecer um pouco do frenesim da «movida» das «ramblas» de Barcelona – pode passear-se sossegadamente; e o topo do parque é o miradouro perfeito para contemplar o pôr do sol no Mediterrâneo.






Encontre aqui estadias baratas em Barcelona

2 comentários:

VagaMundos disse...

Viemos cá parar por acaso e estivemos a ver atentamente o vosso blog. Cativou-nos e vamos seguir.
Abraço

Unknown disse...

Barcelona é um mundo paralelo e o park guell é a sua expressão máxima. é sempre um grande momento voltar (e já lá vão 7 vezes). Parabens pelo post. passa no meu blog tb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...