14 de abril de 2009

José Franco e a Aldeia do Sobreiro

A aldeia típica do Sobreiro, no concelho de Mafra, é o resultado da arte e da generosidade de José Franco, oleiro e escultor reconhecido, sobre a qual escrevemos aqui. Hoje morreu o homem que criou este lugar mágico, o homem que será recordado pela grandeza neste pequeno mundo...

1 comentário:

Dylan disse...

"O artista do barro"

A morte do artesão José Franco, criador das miniaturas da aldeia saloia de Sobreiro, foi uma grande perda para a olaria, cerâmica e escultura portuguesa. O mestre teve uma infância difícil e um fim de vida indigno para o enorme talento, qualidades humanas e reconhecimento internacional que granjeava. Dedicou vários anos da sua vida à arte e à sua pequena aldeia, menina dos seus olhos. Mesmo assim quiseram afastá-lo e negar-lhe o desejo de criar uma fundação que o seu maravilhoso património exigia. Não realizou o sonho de abrir uma escola de formação para a juventude mas imortalizou eternamente o nome do país. Nas palavras do escritor brasileiro Jorge Amado, “um português que nasceu com o dom misterioso da beleza e a distribui como um bem de todos”.

No mundo actual, onde o egoísmo e o materialismo imperam, o artista deu uma extraordinária lição de vida à sociedade e porque não dizer à sua família.

http://dylans.blogs.sapo.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...