2 de outubro de 2010

Duomo

Se dúvidas houvesse, quando se chega à praça de Santa Maria de Fior, elas dissipam-se: não existiam máquinas fotográficas entre 1207, ano de início da construção do Duomo de Florença, e o século XIX, o ano do término da completamente deslumbrante fachada da basílica de Santa Maria del Fiore . Só assim se explica que tenham optado por construí-la a menos de vinte metros do já existente Baptistério de São João. Assim sendo, quando se entra na praça vê-se centenas de turistas encostados a um dos cantos da praça a tentarem conseguir o ângulo que lhes permita fotografar a totalidade da fachada porque o referido baptistério se “intromete”, sem culpa, é certo, porque já existia antes da basílica, no retrato perfeito para mais tarde recordar.







A basílica é um dos ícones de Florença: tem uma fachada de cortar a respiração, tem um interior que não lhe fica atrás e, subindo, temos uma das mais maravilhosas vistas panorâmicas da cidade. (ao cuidado de quem sofre de vertigens: quem sai para o exterior na varanda e quer contornar o edifício para ter uma vista panorâmica da cidade, informa-se que a parte da fachada central inclui duas passagens bastante estreitas, que não permitem fazer o velho truque dos enganadores de vertigens: olhar em frente - ali acaba-se mesmo por olhar para baixo devido à exiguidade da passagem).





Para além do Baptistério, que tem uns portões de bronze inesquecíveis, chamados de As Portas do Paraíso, a catedral gótico-renanscentista tem ainda a seu lado o Campanário de Giotto: uma torre com cerca de trinta metros, animada por oito sinos e que, embora estando separada do Duomo, faz parte integrante deste como se pode facilmente perceber pelo estilo de fachada que ostenta.










Finalmente, se não conseguirem resolver o problema da fotografia da praxe, o melhor mesmo será pedir a um dos inúmeros artistas de rua que existem em Florença, e que lhe aumentam o encanto, um quadro a carvão ou a tinta-da-china daquela fantástica fachada em mármore.


Encontre aqui estadias baratas em Florença

Nota: Devido a dois projectos pessoais que nos ocuparam este ano quase na íntegra, este blogue foi votado um pouco ao abandono. Esses projectos findaram com sucesso e ainda houve tempo para continuar a viajar. Também por isso já temos material que nos garante que a "emissão" voltará ao normal no próximo ano.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...