10 de setembro de 2009

A Taberna da Curuxa

A respeito do comentário de um viajante que passou por este blog, respondíamos nós que existiam outros sítios da Galiza que queríamos trazer aqui. Vamos então a isso.

Vigo é uma cidade que pertence à Galiza e dista cerca de 20 km da cidade de Valença, a povoação portuguesa mais próxima e cerca de 130Km da cidade do Porto. Vigo é, naturalmente, um local de destino dos portugueses do norte que querem dar um pulo ao país vizinho, seja para viver a noite, ir até á praia, ver exposições, fazer compras ou jantar.

Na nossa visita a esta cidade decidimos provar os seus sabores gastronómicos, sendo que para isso percorremos as ruas velhas da cidade ao encontro de um sítio que nos agradasse. Conhecemos o risco que é fazer a escolha por um restaurante com base na sua aparência, sem qualquer outra referência, mas resolvemos arriscar.

E confirmou-se o ditado de quanto maior o risco, maior o petisco: na rua dos Cesteiros, a Taverna da Curuxa apresenta-se como um local rústico e acolhedor. A primeira sala que nos surge é pequena e interessante. Depois, uma porta dá acesso a outra sala mais ampla. Nós ficamos pela primeira, mais íntima e com uma decoração mais cativante.

Não se pode comer em Vigo, sem provar os mariscos, em tapas que se apresentam como entradas, ou como eles lhe chamam, o primeiro prato. As nossas escolhas para os segundos pratos foram bacalhau com molho de sidra, que lhe traz um sabor capaz de surpreender os nativos do país das mil e uma formas de se preparar o bacalhau, e um prato de presa ibérica com yuca, com a carne grelhada muito suculenta, ambos acompanhados por um vinho tinto com muito corpo. Para a sobremesa, arriscámos uma vez mais, e pedimos o doce da casa, a torta curuxa.



Voltaremos a Vigo com mais tempo e sugestões, por agora fica esta pequena dica de um lugar onde se come muito bem.


Nota: uma vez que estávamos «desarmados» da máquina fotográfica, as imagens apresentadas pertencem a este site de promoção de restaurantes galegos

.
.
.

2 comentários:

VagaMundos disse...

Já fica referenciado para uma futura visita a Vigo. Bela sugestão! Thanks for sharing
Abraço

Viagens com Guia disse...

É sempre um gosto partilhar sítios que achámos agradáveis e que merecem uma visita.

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...