20 de outubro de 2009

O ícone culinário de Florença

O afamado bife à Fl0rença, bistecca alla fiorentina, a estrela culinária de Florença, tem tanto de fama como de simplicidade de preparação. Deixamos então a receita para preparar um bife à Florença com todo o sabor:
Os únicos ingredientes são:

Bife de boi, de uma parte tenra, com alguma gordura e osso, com cerca de 2,5 cms de altura, a pesar aproximadamente 600-700 gramas;
Sal q.b.

(Pode-se adicionar um pouco de pimenta, mas deve evitar-se outros temperos como vinho branco, limão, etc)

Preparação:

O bife à Florença é, antes de mais, um grelhado e portanto também é simples de preparar. Contudo, a nossa fonte secreta da receita disse-nos que é exactamente no grelhador que ele se torna único. Assim:


O grelhador já só deve ter brasa quando o bife for colocado e nunca lume, sobre o qual se deve colocar uma grelha à distância de 8 a 10cms. Antes de colocar a carne na grelha, faça quatro a seis cortes de cada lado do bife. Depois de o colocar na grelha, deixe assar durante cinco minutos. Volte com ajuda de uma espátula (não utilize um instrumento afiado, como uma faca ou garfo). Deixe assar mais cinco minutos, retire, et voilá, está na presença de uma bistecca alla fiorentina. Pode acompanhar com puré de batata doce e, para sobremesa, deliciar-se com uns não menos famosos gelados de Florença.





.
.
.

2 comentários:

VagaMundos disse...

Hummm! Aspecto delicioso. E as saudades que nós temos de um bom bistecca!
Abraços

Viagens com Guia disse...

Olá!
Também sentimos a mesma saudade enquanto escrevíamos o texto. Podemos sempre experimentar faze-lo nós mesmos, até porque já nos foram reveladas dicas valiosas :)
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...