2 de outubro de 2009

Parque Olímpico de Munique


O Parque Olímpico de Munique (Olympiapark) foi construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 e é hoje um espaço para o lazer, para a prática do desporto e para a realização de eventos culturais e sociais. A construção de todo o complexo tem aspectos arquitectónicos considerados revolucionários para a época.

A zona verde é um monte artificial construído sobre os destroços da segunda guerra mundial, e junto há um lago e árvores, muito à imagem e semelhança da paisagem natural da Baviera. Para os mais preguiçosos ou cansados que não queiram visitar o parque a pé, poderão faze-lo transportados por um comboio turístico.



O estádio é uma obra interessante. Tem um telhado transparente, em acrílico, e esta cobertura, junto com as coberturas idênticas de outros edifícios anexos, interligadas e fixas ao solo por diversos cabos de aço, lembram uma grande teia de aranha.


A história dos Jogos Olímpicos de 1972 está marcada pelo ataque terrorista que, depois de várias tentativas para ser posto termo à ameaça, resultou na morte de onze atletas israelitas que participavam nas competições, de cinco terroristas e de um polícia alemão. Estes factos são a base para a história narrada pelo filme de Steven Spielberg, Munich.

Desviando o olhar do desporto e das histórias de 1972, partimos da cidade olímpica e a alguns metros alcançamos a sede da BMW, e a BMW Welt (Mundo BMW), o centro de distribuição de automóveis da BMW. Este último, em materiais de aço ondulado e de vidro, é um edifício de arquitectura ambiciosa e inovadora, uma ampulheta gigante cuja forma parece querer perder-se. A entrega dos veículos aos compradores é um verdadeiro ritual que se concretiza num salão deste edifício arrojado.


Para uma perspectiva mais global da BMW e depois do deslumbramento pela arquitectura inovadora do presente, fomos visitar a engenharia do passado, no museu da BMW. O museu é um pavilhão que tem verdadeiras relíquias da marca. Porque é uma tentação e apetece estar ao volante de um automóvel com mais de um século de existência, há um acessível para quem quiser faze-lo e, porventura, tirar uma fotografia de recordação.



Terminamos esta visita naquele que é dado como um dos sítios perfeitos para uma vista magnífica sobre Munique e os Alpes Bávaros. A Torre Olímpica com cerca de 600 metros de altura. Seria o sítio perfeito se o clima não estivesse carregado de nevoeiro. Ficará para uma próxima viagem a esta bela cidade.

.
Encontre aqui estadias baratas em Munique
.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...