Existem três opções para se chegar a Florença, sendo que duas delas são de avião e uma de comboio. Quando a escolha recai sobre o avião, poderá optar por ir directamente para o aeroporto de Florença (Aeroporto di Firenze, também conhecido como Aeroporto Amerigo Vespucci), que dista cerca de cinco quilómetros do centro de da cidade, mas que tem o inconveniente de ter menos ligações directas com origem fora de Itália, do que a outra opção, que é o aeroporto Galileo Galilei, em Pisa, já com bastantes ligações internacionais, e que dista cerca de cinquenta quilómetros, com comboios directos a fazerem a ligação entre as duas cidades. Caso opte por chegar a Florença, com partida em Roma ou Milão existem combois semi-directos, directos e tipo TGV que fazem a ligação com tempos aproximados de três horas (nos comboios mais lentos) a pouco mais de hora e meia, se optar por um TGV. A porta de entrada na cidade para quem faz a viagem de comboio é a principal estação de comboios de Florença, Santa Maria Novella (existem ainda as estações de Rifredi e de Campo di Marte, mais afastadas do centro da cidade).
Quando se chega à estação de Santa Maria Novella, em Florença, pressente-se que estamos a chegar a uma cidade eminentemente cultural e com uma vasta tradição arquitectónica: o edíficio da estação é em si mesmo um singular exercício de arquitectura. Construído em 1935, tem nos materiais utilizados o ponto de partida para o desenho, com elementos que lhe conferem a robustez do aço, a exclusividade da pedra e lhe proporciona a luminosidade abundante de uma vasta superfície vidrada.
O nome de Santa Maria Novella está espalhado um pouco por toda a Florença: para além da estação, existe uma basílica, um museu, uma praça e uma rua com o seu nome. A praça com o seu nome (Piazza Santa Maria Novella), alberga para além da estação, a basílica de Santa Maria Novella, um edífio completo em 1947, com uma imponente fachada de mármore. No seu interior, ressalta a Capela Espanhola (Cappellone degli Spagnoli) com os seus imponentes frescos.
3 comentários:
Florença é um dos projectos futuros que tenho há muito tempo. Todos me dizem que vou adorar. Vou gostar de vos acompanhar mais de perto nestes proximos posts para apreciar e aproveitar as vossas dicas. Já lá estive perto, em Pisa, mas não deu para ir lá. Essa ideia dos locais onde se esteve e se perdeu oportunidades dá pano para mangas...
Abr.
Hola!
sao Lucas, do Blog Nuestrosviajesbaratos.es, estou lhe escrevendo porque achei que o seu blog e fantastico e gostei muito dele. Eu tamem adoro Brasil ¿ce e do brasil ou de Portugal?.
Tamem gostaria de te pedir uma coissa, o noso blog pretende promover o que eu chamo " o outro jeito de viajar", mais ainda nao o conhece muita gente, por isso me gustaria te pedir um enlace desde o teu blog. Ta bom?
um abraço
Cara Lu,
Florença é uma daquelas pequenas cidades cheia de tesouros em cada esquina, igrejas, museus, galerias de arte, enfim, um sem número de atracções que nos levam a tomar a liberdade de lhe deixar um conselho: reserve uma boa semana para conhecer Florença e dê um pulo à belíssima região da Toscânia
Abraços
Lucas, somos portugueses, estamos agradecidos que tenha gostado do nosso blog e te enviaremos um email para falarmos sobre o tal "enlace"
abraços
Enviar um comentário